Outros

Trometamol Cetorolaco: para que serve e como tomar

0
(0)

O trometamol cetorolaco é um remédio da classe dos anti-inflamatórios não esteroide. Ele tem como principal objetivo tratar dores moderadas ou intensas, geralmente por um curto período. Sua ação está ligada a inibir a produção de substâncias no organismo que causam inflamação e dor (as prostaglandinas).

Essa medicação pode ser encontrada em diferentes formas, como comprimidos, colírios para uso oftalmológico e na versão injetável. Seu uso precisa ser supervisionado por um bom médico, pois o uso prolongado pode causar efeitos colaterais, entre os mais comuns afetando os rins e estômago.

Trometamol Cetorolaco

Para que serve

O trometamol cetorolaco é um remédio anti-inflamatório não esteroide (AINE) que realiza o tratamento de dores agudas moderadas a intensas. Os doutores costumam receitar ele para tratar dores, como por exemplo:

  • Cólicas renais: Dores fortes que são causadas pelas pedras nos rins.
  • Pós-operatório: Dores que ocorrem após uma cirurgia.
  • Enxaqueca: Alívio para crises de dor de cabeça.
  • Dores musculoesqueléticas: Lesões nas articulações, ligamentos e músculos.

A sua principal ação consiste em realizar o bloqueio da produção de substâncias prostaglandinas no organismo que são responsáveis por causar inflamação e dor.

Como tomar

A maneira de tomar o trometamol cetorolaco varia de acordo com o formato do medicamento e da condição a ser tratada. É totalmente necessário seguir as orientações do médico, visto que a dosagem e a duração do tratamento estão ligadas a cada caso.

Abaixo segue informações importantes referente como tomar este medicamento:

Comprimidos

A dose inicial normalmente costuma ser mais alta, seguida por dosagens inferiores a cada 4 ou 6 horas. O consumo pode ser realizado com ou sem alimentos, porém para quem tem o estômago sensível é aconselhável tomar junto de algum alimento. A duração do tratamento com os comprimidos geralmente não ultrapassam 5 dias. O uso prolongado pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves, como por exemplo sangramento no estômago.

Injetável

A aplicação da injeção é realizada em um músculo intramuscular ou diretamente na veia intravenosa. O seu uso faz com que ocorra alívio imediato da dor, sendo possível realizar doses adicionais caso necessário. O tratamento injetável é para uso a curto prazo, normalmente não passando de 2 dias.

Colírio

A finalidade do colírio de trometamol cetorolaco é realizar o tratamento de inflamação e dor após cirurgias nos olhos. A aplicação nos olhos deve ser realizada de acordo com a orientação médica. No caso da duração, o tratamento também é a curto prazo e deve seguir rigorosamente a recomendação médica.

Efeitos colaterais

O trometamol cetorolaco é um remédio muito potente, e normalmente causa diversos efeitos colaterais. É muito importante ter consciência dos efeitos colaterais e, caso venha sentir algum sintoma fora do comum, busque ajuda médica imediatamente. Os efeitos colaterais mais comuns são:

Efeitos no sistema nervoso:

  • Sonolência;
  • Tontura e dor de cabeça.

Problemas gastrointestinais:

  • Náuseas e diarreia;
  • Dor abdominal e cólicas;
  • Má digestão.

Outros efeitos:

  • Aumento da transpiração;
  • Inchaço (principalmente nos pés e pernas).

Efeitos colaterais graves

Os efeitos graves acontecem com menor frequência, mas o trometamol cetorolaco pode causar efeitos adversos mais sérios, principalmente se for utilizado por um período mais longo ou em dosagem elevada. Os mais perigosos estão relacionados ao sistema gastrointestinal, como úlcera e sangramento no estômago ou intestino, que podem até mesmo ser fatais. Outros efeitos colaterais graves são:

  • Sangramentos: No nariz ou no local da injeção.
  • Problemas renais e hepáticos: O uso do remédio pode afetar diretamente o fígado e rins.
  • Reações alérgicas: Erupções na pele chegando até a reações anafiláticas graves.

Jamais exceda a dosagem ou o período de tratamento prescrito pelo seu médico. Também, não utilize álcool e tabaco, pois aumenta o risco de sangramento estomacal e intestinal, principalmente quando é feito combinação com a medicação. Siga a risca as orientações impostas pelo seu médico e nunca se automedique.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.