A dor de garganta é um sintoma que ocorre por diversos motivos, entre os mais…
Tramadol: para que serve, cloridrato de tramadol 50mg e 100mg
Tramadol é um remédio analgésico, ou seja, tem como objetivo aliviar a dor. Esse remédio é forte e faz parte da classe das drogas chamada opioides sintéticos, criado em laboratório que atua de forma parecida com os opioides naturais (exemplo morfina), porém com poder de dependência menor.
Seu funcionamento atua diretamente no cérebro onde altera a forma como o organismo sente e responde à dor. Sendo assim, existem dois mecanismos de ação principais:
- Ele está ligado aos receptores opioides no cérebro, na medula espinhal e em outras partes do corpo, o que faz diminuir a sensação de dor.
- Ele também está ligados aos níveis de certos neurotransmissores (exemplo norepinefrina e serotonina) que ajudam a reduzir as vias da dor no sistema nervoso.

Para que serve
O Tramadol é um remédio criado para aliviar a dor do paciente. Ele é prescrito somente em casos de dores moderadas ou intensas, que podem ser de curta duração ou de longa duração (persistentes).
Os médicos indicam o tramadol em situações como por exemplo:
- Dor de Câncer: Pacientes com câncer e que sentem muita dor podem ter esse remédio prescrito pelo doutor.
- Condições Crônicas: O tratamento pode ser realizado quando existe doenças como por exemplo, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia ou dor neuropática.
- Lesões: O tratamento pode ser feito quando ocorrem fraturas, torções ou outros tipos de lesões físicas.
- Dor Pós-Operatória: Controla a dor após cirurgias.
Tramadol 50 mg
A dosagem de 50mg é considerada como dose inicial para iniciar o tratamento dos pacientes. Ela é indicada para aliviar dor moderada. Os médicos indicam normalmente o uso de 4 a 6 horas, de acordo com a necessidade de cada pessoa. A dosagem inicial permite que o doutor possa fazer uma análise de como o paciente vai responder ao medicamento e, caso seja necessário, que seja realizado o ajuste.
Tramadol 100 mg
A dosagem de 100 mg é considerada como dose mais alta. Ela é indicada para pacientes que não obtiveram boa resposta com a dose de 50 mg, ou seja, o alívio para a dor não ocorreu com a dosagem anterior. Essa dosagem pode ser apresentadas em fórmulas de liberação prolongada, que atuam no organismo por mais tempo, permitindo que a pessoa tome o remédio com menos frequência (1 ou 2 vezes ao dia).
Efeitos colaterais
O Cloridrato de Tramadol, assim como qualquer medicação forte, causa diversos efeitos colaterais. A maioria deles é leve e diminui com o passar do tempo, ao passo que o organismo se acostuma com a medicação. Entretanto, é muito importante ter consciência sobre os possíveis efeitos colaterais e saber o momento exato para buscar ajuda médica.
Veja os efeitos colaterais mais comuns do tramadol:
- Dor de cabeça;
- Sudorese: Pode ocorre mesmo em locais frios.
- Constipação: Problema digestivo que ocorrem em pessoas que fazem uso de opioides.
- Boca seca: Sensação de boca seca, que pode aliviar com o beber de água.
- Tontura e sonolência: Nesses casos deve-se evitar a operação de máquinas ou dirigir veículos. Muito cuidado até saber ao certo como o medicamento reage ao seu organismo.
- Náusea e vômito: Um dos efeitos mais comuns, principalmente no inicio do tratamento.
Efeitos colaterais considerados menos comuns:
Os seguintes efeitos colaterais são considerados mais graves e deve-se buscar ajuda médica imediatamente:
- Dificuldade para respirar: Se o paciente estiver respirando de forma lenta ou superficial, pode ser necessário reduzir a dosagem.
- Convulsões: O tramadol pode aumentar o risco de convulsões, especialmente se for usado dosagem alta ou junto de outros remédios.
- Aumento da frequência cardíaca ou pressão alta.
- Reações alérgicas: Inchaço no rosto, lábios ou garganta, urticária ou coceira.
- Alterações de humor: reações de euforia, ou em casos mais graves, depressão e ansiedade intensa.
- Síndrome da serotonina: Condição menos comum, mas que pode ser causada pelo excesso de serotonina no organismo. os sintomas são alucinações, agitação, rigidez muscular, febre, vômito, náusea e batimento cardíaco acelerado. O risco aumenta se o remédio tramadol for utilizado com antidepressivos ou outras drogas que afetam diretamente a serotonina.
Dependência física e psicológica
Sim, o tramadol é um remédio muito forte e que causa dependência física e psicológica se usado por um longo período, mesmo sob prescrição médica. A interrupção de forma abrupta da medicação pode causar sintomas de abstinência, como tremores, suor, náusea e ansiedade.
Conclusão
O tramadol somente pode ser usado sob orientação médica e em casos específicos. Jamais faça uso sem a supervisão profunda de um bom médico.