Outros

Sinvastatina: para que serve e como tomar

0
(0)

Sinvastatina é uma medicação da classe das estatinas e indicado para realizar a diminuição da quantidade de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue, que quando os níveis se encontram algo podem se infiltrar na parede dos vasos sanguíneos, levando ao entupimento e estreitamento desses vasos, aumentando o risco de derrame cerebral e infarto.

Esta medicação pode ser encontrada em drogarias ou farmácias, como comprimidos de 10 mg, 20 mg, 40 mg e 80 mg, com o nome comercial Zocor, Sinvasmax, Sinvthal, Vaslip ou Unak, ou na forma de genérico como Sinvastatina. Por ser um remédio forte e com probabilidade de efeitos colaterais, seu uso só pode ser realizado através de indicação do médico.

A sinvastatina está associada com a ezetimiba, que tem por objetivo reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, melhorando o efeito de redução do triglicerídeos e colesterol alto, podendo ser encontrada com o nome comercial Vytorin.

sinvastatina

Para que serve

A sinvastatina é conhecida e recomendada por reduzir os níveis sanguíneos do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, além de ter um efeito positivo sobre o colesterol bom (HDL), visto que inibe uma enzima no fígado, que é responsável pela produção de colesterol.

Sendo assim, a sinvastatina tem por como principal objetivo realizar a prevenção e redução do risco de doenças cardiovasculares como AVC e infarto, além de doenças vasculares periférica associadas à doença coronariana ou diabetes.

A utilização deste medicamento só pode ser feito com a indicação do cardiologista, e com acompanhamento médico regular que avalia o surgimento de efeitos colaterais e a diminuição do problema.

Para passar por um acompanhamento de um cardiologista, verifique e agende uma consulta na sua localidade.

Como tomar

O remédio de sinvastatina deve ser ingerido via oral com água, após a refeição, em dosagem única e sempre na mesma hora. Muitos médicos aconselham que a medicação seja tomada a noite, antes de dormir.

As dosagens de sinvastatina par adultos incluem:

  • Colesterol alto: a dosagem recomendada para o início do tratamento é de 10 mg a 20 mg por dia, podendo chegar a 40 mg por dia, de acordo com a orientação médica;
  • Prevenção de doença cardiovascular: a dosagem recomendada para o início do tratamento é de 20 a 40 mg por dia, ligado à pratica de exercícios físicos e dieta balanceada. O tratamento de sinvastatina pode sofrer alterações nas dosagens conforme a avaliação dos exames de sangue é realizada. Outro fator que é analisado são os triglicerídeos.

A sinvastatina tem por costume ter o tratamento a longo prazo, jamais podendo ser interrompido sem orientação médica.

O que fazer quando esquecer de tomar

Se o paciente se esquecer de tomar a dose no horário certo, será necessário tomar assim que se lembrar e começar a contar a partir deste novo horário. Jamais a pessoa deve duplicar a dose para compensar a que foi esquecida.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que mais ocorrem durante o tratamento com sinvastatina são náusea, prisão de ventre, dor de cabeça, dor de estômago, ou sintomas de resfriado, como dor de garganta e espirros.

Outros efeitos colaterais não tão comuns mas que podem ocorrer está ligado a condição que resulta na degradação do tecido músculo-esquelético que pode levar à insuficiência hepática ou renal, sendo percebida pelos sintomas de dor nos ombros, quadris, pescoço, costas, ou fraqueza, cansaço excessivo, febre ou urina com cor escura.

A sinvastatina pode ocasionar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Sendo assim, interrompa imediatamente o tratamento e busque o hospital o mais rápido possível caso apresente sensação de garganta fechadas, dificuldade para respirar, inchaço na boca, língua ou rosto, e até mesmo na urticária.

Quem não deve tomar

A sinvastatina não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou em período de amamentação, por pessoas alérgicas aos componentes da fórmula e que tenham doença no fígado.

O doutor precisa ser orientado caso o paciente utilize remédio como fitoterápicos, suplementos alimentares e remédios caseiros, pois podem aumentar ou diminuir a eficácia da sinvastatina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Verified by MonsterInsights