Pregabalina: para que serve, efeitos colaterais e como tomar
A pregabalina é uma medicação indicada para tratar fibromialgia, neuropatia diabética, epilepsia ou transtorno de ansiedade generalizada, pois atua diretamente no sistema nervoso e regula as atividades das células nervosas.
Esta medicação é encontrada nas drogarias ou farmácias em forma de comprimidos ou cápsulas contendo 25 mg, 35 mg, 50 mg, 75 mg, 100 mg ou 150 mg, ou solução oral de 25 mg/mL, nomeados como Insit, Prebictal, Lyrica, Prefiss ou Dorene.
O remédio de pregabalina apenas pode ser usado com a indicação do clínico geral ou neurologista, sendo vendido somente com receita médica e retenção da via da receita pela drogaria ou farmácia.
Para que serve
A pregabalina pode tratar doenças como:
- Fibromialgia;
- Epilepsia;
- Neuralgia pós-herpética.
- Neuropatia diabética;
- Transtorno de ansiedade generalizada.
A utilização de pregabalina precisa ser realizada através de acompanhamento do neurologista, que também pode receitar outros medicamentos para o tratamento dessas doenças tão sérias.
Como tomar
A pregabalina precisa ser ingerida via oral com água, antes ou depois da refeição, na dosagem e horário receitado pelo médico.
A dosagem da pregabalina para adultos está ligada com a indicação e inclui:
1. Fibromialgia
Para tratar a fibromialgia em adultos, a dosagem deve iniciar com 75 mg de pregabalina, a cada 12 horas, podendo ser aumentada pelo doutor para 150 mg , dependendo do desempenho do remédio no organismo do paciente.
A dosagem pode até mesmo chegar em 225 mg, apenas com a indicação do médico, também a cada 12 horas.
Lembre-se, a dosagem máxima deve ser de 450 mg de pregabalina por dia, jamais podendo ultrapassar essa quantidade.
2. Transtorno de ansiedade generalizada
A dosagem para tratar o transtorno de ansiedade generalizada em adultos é de 75 mg de pregabalina, a cada 12 horas.
Após o organismo se habituar em um período de 1 semana, o médico pode aumentar para 300 mg por dia, podendo após mais 1 semana ser aumentada para 450 mg por dia, até chegar em uma dosagem máxima de 600 mg por dia.
A dosagem máxima não pode ultrapassar 600 mg de pregabalina em hipótese alguma.
3. Epilepsia
A dosagem para iniciar o tratamento da epilepsia em adultos é de 75 g de pregabalina, a cada 12 horas.
A dosagem pode aumentar para 150 mg após 1 semana de tratamento. O médico levará em consideração a resposta do medicamento no organismo do paciente.
Caso seja preciso, após 1 semana de uso, a dosagem pode ser aumentada para até 300 mg, também a cada 12 horas, de acordo com a orientação do médico.
4. Dor neuropática
A dor neuropática em adultos, que também inclui neuralgia pós-herpética u neuropatia diabética, a dosagem inicial recomendada é de 75 mg de pregabalina, a cada 12 horas.
Após o organismo se acostumar com os efeitos da pregabalina, o médico pode aumentar a dosagem para 150 mg, a cada 12 horas e, caso necessário, podendo chegar até 300 mg, a cada 12 horas.
O que fazer caso esquecer de tomar
Se acontecer de esquecer de tomar no horário certo, basta tomar naquele momento e contar a próxima dosagem a partir desta hora. Jamais dobrar a dosagem para compensar a que foi esquecida.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais apresentados com o uso da pregabalina são nasofaringite, inchaço nas mãos ou pés, aumento do apetite e consequentemente do peso, sonolência, tontura, boca seca, dificuldade de concentração, diminuição da libido, dor de cabeça ou visão embaçada.
Outros sintomas que precisam ser levados com seriedade e relatados ao médico caso aconteçam são depressão, ansiedade, irritabilidade, confusão mental, insônia, desorientação, impulsividade, agitação, irritação, ataques de pânico, agressividade ou pensamentos suicidas.
Além disso, o uso da pregabalina pode causar dor nas articulações, diarreia, vômitos, náuseas ou câimbras musculares.
A pregabalina engorda?
O efeito colateral mais comum da pregabalina está ligado ao aumento de apetite e do peso.
Entretanto, não são todos os pacientes que engordam fazendo uso da pregabalina, pois os estudos mostram que apenas 1 a 10 % das pessoas tiveram esse sintoma.
Se acontecer do paciente ganhar peso ou ter inchaço repentino, principalmente nos que possuem problemas cardíacos ou diabetes, é necessário buscar orientação médica rapidamente.
Quem não deve usar
Jamais deve-se fazer uso aqueles pacientes que possuem alergia a algum componente da fórmula.
Em casos de mulheres grávidas, somente o doutor poderá definir se o uso pode ser realizado, levando em consideração os benefícios do tratamento a paciente e possíveis risco ao bebê.
Pessoas diabéticas que estão fazendo o tratamento com a pregabalina que ganharam peso, podem precisar de ajuste na medicação.