O que é paracetamol? Para que serve? Tire suas dúvidas!
De início podemos dizer que o paracetamol é bastante utilizado como analgésico (combate as dores) e antitérmico (combate a febre). Esse remédio ficou muito popular nos últimos anos pelo fato de não precisar de receita médica.
Esse medicamento também é bastante utilizado para combater sintomas de gripe, estado febril e dores moderadas, sendo preciso utilizar de forma equilibrada.
Você que tem dúvidas sobre o paracetamol, desenvolvemos o artigo abaixo com o objetivo de responder as seguintes dúvidas:
- O que é paracetamol?
- Para que serve paracetamol?
- Como funciona o paracetamol?
- Quem não deve tomar paracetamol?
- Quais são os efeitos colaterais?
- Qual a dose recomendada?
- Como tomar o paracetamol?
O que é paracetamol?
Conhecido de forma científica como um anti-inflamatório não esteroidal, o paracetamol é considerado um analgésico, visto que alivia as dores, e também antitérmico, por combater a febre.
Em nosso país, o paracetamol pode ser comprado sem receita médica. Porém, isso não quer dizer que você deve consumir esse remédio sem antes consultar um bom médico, pois somente ele pode avaliar seu caso e liberar a utilização.
O paracetamol ficou muito conhecido entre os médicos e entre os consumidores a partir do momento que começou a ser um possível substituto da aspirina, remédio indicado também para aliviar as dores, inflamações e febre.
Para que serve paracetamol?
Antes de fazer o consumo, entender o que é paracetamol e para que serve é essencial. Sendo assim, fizemos uma mini lista dos principais problemas que podem ser combatidos com o paracetamol:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Dor de dente;
- Dor menstrual;
- Dores por causa de gripes e resfriados;
- Tensões musculares;
- Enxaqueca.
Como funciona o paracetamol?
A medicação paracetamol é facilmente absorvida pelo organismo e distribuído pelos tecidos. Assim que o alvo é atingido, a ação desejada é realizada e por fim é eliminado do corpo.
A sua ação bloqueia os processos orgânicos que causam a febre e as dores. Seu efeito é rápido, normalmente leva de 15 a 30 minutos para iniciar.
Quem não deve tomar paracetamol?
Mesmo sendo um remédio popular e conhecido, o paracetamol não deve ser consumido por algumas pessoa. Confira abaixo se você pode ou não consumir:
- Quem já atingiu o limite diário de consumo;
- Quem está consumindo outros remédios que também possuem paracetamol;
- Bebês com menos de três meses de idade;
- Fumantes;
- Crianças com idade inferior a 12 anos;
- Grávidas;
- Pessoas com problemas no fígado;
- Pessoas que consomem álcool;
- Pessoas com problemas renais;
- Pessoas muito abaixo do peso ideal;
Enfim, o aconselhável, como já mencionado antes é passar com seu especialista, para que ele determine se você pode ou não, e quanto deve ser o consumo.
Quais são os efeitos colaterais?
Como todo medicamento o paracetamol não é diferente, contem diversas reações que podem ocorrer de pessoa para pessoa. Veja abaixo quais são os principais efeitos colaterais que podem surgir devido a utilização de paracetamol.
- Irritação na pele;
- Doenças sanguíneas;
- Reações alérgicas;
- Problemas nos rins e fígado, quando consumido de forma superior ao recomendado pelo médico.
Existem muitos outras reações que podem ocorrer, sendo assim o melhor a fazer é passar com seu médico.
Qual a dose recomendada?
Para crianças abaixo de 12 anos a dose recomendada deve ser analisada diretamente pelo médico. No caso de adultos e crianças acima de 12 anos tomar de 40 a 70 gotas a cada 6 horas. Jamais ultrapassar 280 gotas em 24 horas.
Como tomar o paracetamol?
O medicamento paracetamol pode ser encontrado para consumo de diversas formas. As mais conhecidas são:
- Supositório;
- Em gotas;
- Suspensão oral;
- Comprimidos efervescentes;
- Comprimidos mastigáveis.
Sempre respeite as dosagens indicadas pelo seu especialista no momento de consumir o paracetamol. Além disso, jamais faça uso antes ler as informações contidas na caixinha.