Nimesulida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
A nimesulida é um remédio anti-inflamatório não esteroide, com uso eficiente para tratar inflamação e dor. Além disso, essa medicação é conhecida por ter ação antitérmica (reduz estado febril).
A nimesulida atua inibindo uma enzina nomeada como COX-2, envolvida na produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis por causa inflamação do corpo, dor e febre.

Para que serve
A nimesulida é um medicamento extremamente eficiente e conhecido, não é atoa que são centenas de milhares de buscas através do Google sobre este remédio. Ela tem por objetivo tratar e aliviar:
- Dores musculares
- Dor de dente
- Dor de cabeça
- Inflamações como sinusite e tendinite
- Cólicas menstruais
- Febre (somente quando está ligada à inflamação)
Como tomar
A maneira ideal para tomar nimesulida depende da apresentação do medicamento e da idade e peso do paciente. Abaixo orientamos como utilizar na forma adulta, mas sempre leve em consideração as orientações estabelecidas pelo seu médico.
Comprimido de 100 mg: 1 comprimido a cada 12 horas (máximo 2 vezes por dia). Tomar após o almoço ou janta para evitar irritações no estômago.
Sachê de 100 mg: dissolva o sachê em meio copo de água e tome 2 vezes por dia, também após o almoço o jantar.
Gosta de 50 mg/mL: a dosagem normalmente é de 1,5 mg por kg, 2 vezes por dia. Caso uma pessoa pese 60 kg, então tomaria cerca de 90 mg (18 gotas). Caso tenha dúvidas pergunte ao seu médico.
Cuidados a tomar: não ultrapasse a dosagem máxima de 200 mg por dia. Evitar usar por mais de 5 dias seguidos, a não ser que seu médico permita. Em muitos países é contraindicado para menores de 12 anos.
Possíveis efeitos colaterais
A nimesulida pode causar alguns efeitos colaterais, ainda mais se for usada por vários dias seguidos ou em alta dosagem.
Efeitos colaterais comuns:
- Náusea
- Vômito
- Tontura
- Diarreia
- Dor de estômago e queimação
- Dor de cabeça
Efeito colaterais mais raros:
- Problemas no fígado: icterícia, urina escura, fadiga excessiva e enjoo forte.
- Reações alérgicas: vermelhidão, coceira, dificuldade para respirar ou inchaço no rosto.
- Sangramentos gástricos (normalmente combinada com anti-inflamatórios ou álcool).
- Problemas renais.
- Erupções na pele (como Síndrome de Stevens-Johnson, extremamente raro).
Lembre-se de buscar a ajuda de um médico caso sinta algum dos sintomas acima. Evite usar constantemente. Pessoas com problemas no estômago, rins e fígado precisam ter cuidado redobrado.
Dúvidas frequentes sobre nimesulida
- Posso tomar de jejum?
Não é aconselhável tomar de jejum, pois pode irritar o estômago. O melhor é tomar após alguma refeição (seja almoço ou janta). - Nimesulida é antibiótico?
Não. A nimesulida é um anti-inflamatório, não trata infecções bacterianas como um antibiótico. Ela tem por objetivo aliviar febre, dor e inflamação. - Criança pode tomar?
Normalmente não. Existem vários países além do Brasil que proibiram o remédio para menores de 12 anos, por ter risco ao fígado. Para criança geralmente os médicos aplicam paracetamol ou dipirona. - Posso tomar com outros remédios?
Depende do caso. Mas uma coisa é certa, não deve ser consumida com outros anti-inflamatórios (como diclofenaco, cetoprofeno ou ibuprofeno) ou medicamentos que afetam o fígado. Caso você tome outros remédios regularmente, procure a orientação do seu médico ou farmacêutico. - Gera sonolência?
Não costuma a causar sono, mas algumas pessoas relatam ter sentindo tontura ou leve sonolência como efeito colateral. Se sentir esse tipo de efeito, não dirija ou opere máquinas. - Nimesulida engorda?
Não. Ela não faz alteração no peso. Mas, como retém líquidos em alguns casos raros, pode causar a sensação de inchaço. - Posso tomar nimesulida com álcool?
Não é recomendando, visto que aumenta os riscos de danos ao fígado e problemas no estômago. - Faz efeito em quanto tempo?
Normalmente leva 15 a 30 minutos, e seu alívio ocorre em 6 a 12 horas.