Outros

Naproxeno: para que serve, efeitos colaterais e como usar

5
(1)

O naproxeno é uma medicação que tem ação anti-inflamatória, antipirética e analgésica que reduz a produção de substâncias responsáveis por causar febre ou dor, indicado para o tratamento de dor de dente, dor de garganta, cólica menstrual, gripe ou resfriado, dor reumática ou dor muscular.

Esta medicação é possível encontrar em drogarias e farmácias tradicionais, sendo encontrado na forma de comprimidos, com os nomes comerciais Naxotec ou Flanax, ou como genérico naproxeno de 250 mg ou 500 mg, ou naproxeno sódico 275 mg ou 550 mg.

O naproxeno precisar ser utilizado apenas sobre receita médica, sendo que seu uso deve ser feito no máximo 10 dias.

naproxeno

Para que serve

A medicação naproxeno é um anti-inflamatório não esteroide, com propriedades antopiréticas, analgésicas e anti-inflamatórias, indicado para tratar:

  • Bursite;
  • Tendinite;
  • Torcicolo;
  • Dor de dente;
  • Dor de garganta;
  • Cólica menstrual;
  • Dor pélvica ou abdominal;
  • Dor ou febre de resfriado e gripe;
  • Tenossinovite ou sinovite;
  • Dor pós-cirurgia;
  • Enxaqueca;
  • Dor de cabeça;
  • Inflamação ou dor em doenças reumáticas como osteoartrite, gota, artrite reumatoide juvenil, artrite reumatoide e espondilite anquilosante;
  • Dor pós-traumática, como distensões, entorses e contusões.

Além disso, essa medicação pode ser utilizada para o tratamento de dores pós-parto de acordo com a orientação do obstetra, porém apenas em mulher que não estejam em período de amamentação.

Como usar

O naproxeno é tomado via oral por meio de comprimido, com água, antes ou após a refeição, e seu efeito começa em até 20 minutos. A dosagem de naproxeno para adultos tem seu tratamento realizado de acordo com as seguintes dosagens:

  • Naproxeno 250 mg: a dosagem recomendada é de 1 comprimido de 250 mg a cada 12 ou 24 horas;
  • Naproxeno sódico 275 mg: A dosagem recomendada é de 1 comprimido de 275 mg a cada 12 ou 24 horas;
  • Naproxeno 500 mg: a dosagem recomendada é de 1 comprimido de 500 mg a cada 24 horas;
  • Naproxeno sódico 550 mg: a dosagem recomendada é de 1 comprimido de 550 mg a cada 24 horas.

O período de tratamento com essa medicação precisa ser orientado pelo doutor e varia de 5 até 10 dias de tratamento.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem durante o tratamento com a medicação naproxeno são má digestão, azia, vômito, náusea, prisão de ventre, diarreia, dor abdominal, além de tontura, dor de cabeça, sensação de zumbido no ouvido ou inchaço.

Em casos de reações alérgicas com o naproxeno, o atendimento em pronto socorro deve ser imediato. O tratamento deve ser interrompido imediatamente caso o paciente sinta sensação de garganta fechada, dificuldade para respirar e tosse, inchaço na boca, língua ou rosto.

Outros sintomas que necessitam de atendimento rápido é quando o paciente apresenta sintomas de AVC ou infarto como dor no peito que vai para o ombro ou rosto, formigamento ou dormência de um lado do corpo, dificuldade de falar ou sensação de falta de ar.

E quando se esquece de tomar o naproxeno, o que fazer?

Jamais deve-se dobrar a dosagem caso o paciente esqueça de tomar. Em casos assim, é preciso tomar na hora que se lembrou e contar a próxima dosagem a partir daquele momento.

Quem não deve usar

O remédio naproxeno não pode ser utilizado por crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação, ou por pacientes que tenham rinite, asma, urticária ou pólipos nasais causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides.

Essa medicação também não pode ser utilizada por pacientes que tenham tido problemas com úlcera péptica no estômago, sangramento ou perfuração gastrointestinal. Além disso, não pode ser usado por pessoas que tenham insuficiência renal ou insuficiência cardíaca grave.

O naproxeno não pode ser utilizado por pacientes alérgicos aos componentes da medicação ou qualquer outro anti-inflamatório não esteroide, como ibuprofeno, por exemplo.

Esse remédio, o naproxeno, pode aumentar o efeito de remédios anticoagulantes, como a varfarina, aumentando o risco de sangramentos. É preciso tomar cuidado quando o naproxeno é utilizado com outros remédios como fluoxetina, escitalopram, citalopram, paroxetina, sertralina, vilazodona ou trazodona, pois aumenta o probabilidade de sangramento ou hematomas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Verified by MonsterInsights