Loratadina: como tomar e para que serve
A loratadina é indicado para combater sintomas como rinite alérgica, espirros, coceira no nariz, vermelhidão da pele e produção excessiva de lágrimas.
Essa medicação tem por objetivo reduzir os efeitos da histamina, substância que envolve o sistema imunológico à um alérgeno. Porém, existem alguns efeitos colaterais causados pela loratadina, entre eles podemos mencionar dor de estômago, cansaço, boca ressecada e náuseas. Por isso sempre dizemos que para tomar algum remédio é extremamente importante passar com um médico.
A loratadina pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, e os nomes mais comuns são: Claritin, Loratamed, Neoloratadin e Histadin.
Para que serve
A loratadina pode ser utilizada para aliviar os seguintes sintomas:
- Gripes e resfriados;
- Urticária;
- Rinite alérgica;
- Alergias.
A loratadina diminui os efeitos da histamina, isso ajuda quando a pessoa está com o nariz escorrendo, coceira no nariz, coceira no olhos, espirros, vermelhidão, coceira na pele e aumento da produção de lágrima.
Como tomar
A loratadina precisa ser ingerida de forma oral, antes ou depois da refeição, de acordo com a orientação médica. Caso esqueça de tomar uma dose, continue calculando a partir do momento que tomou. Não cometa o erro de dobre a dose esquecida.
Para tomar a loratadina da forma correta siga as orientações abaixo:
Xarope 1 mg/mL
O xarope de loratadina é vendido em 100 mL e deve ser tomado de acordo com o dosador levando em consideração a idade da pessoa:
- Adultos e crianças acima de 12 anos: O uso deve ser feito até 10 mL a cada 24 horas. 10 mL equivale a 10 mg.
- Crianças de 2 a 12 anos (inferior a 30 kilos): O uso deve ser feito de até 5 mL a cada 24 horas.
- Crianças de 2 a 12 anos (superior a 30 kilos): O uso deve ser realizado até 10 mL a cada 24 horas.
Normalmente o uso de loratadina é feito por um curto período. Sendo assim, siga as orientações do seu médico.
Comprimido de 10 mg
A loratadina pode ser encontrada em forma de comprimidos e deve ser tomada com água, seja antes ou depois da alimentação. Jamais mastigar ou cortar o comprimido.
Adultos e crianças até 12 anos ou com mais de 10 kg: tomar 1 comprimido de 10 mg a cada 24 horas de acordo com o tempo estipulado pelo médico.
É importante entender que a loratadina não deve ser utilizada por crianças abaixo de 12 anos. Como já mencionado, existe o xarope para essas crianças.
Efeitos colaterais
A loratadina assim como qualquer outro remédio possui efeitos colaterais, entre eles podemos mencionar sonolência, agitação, boca seca, náusea, cansaço, dor de estômago e dor de cabeça. Algumas pessoas chegam ao ponto de perder cabelo, consequências no fígado, palpitações, aumento do ritmo cardíaco e alergias severas.
Outras consequências que poder surgir por causa do tratamento a base de loratadina são: sensação de garganta fechada, dificuldade para respirar, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos o paciente deve cortar o uso da loratadina imediatamente, procurando um médico o quanto antes.
Outro motivo pelo qual o paciente deve procurar o pronto-socorro é quando tomou uma dose acima da indicada. É possível que a pessoa comece a ter sintomas de overdose, como batimentos cardíacos rápidos. Além disso, muitos sentem sensação forte de tontura, ao passo que muitos chegam a desmaiar.
Quem não deve usar
Existem algumas pessoas que não devem fazer uso de loratadina:
- Mulheres grávidas;
- Crianças menores de 2 anos;
- Pessoas com asma;
- Pessoas com insuficiência renal.