Ibuprofeno: como tomar, para que serve e efeitos colaterais
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide bastante utilizado para aliviar dores e febre. Esse remédio trata dor muscular, dor de cabeça, dor de dente, cólica menstrual e até mesmo a enxaqueca, já que reduz a produção de substâncias inflamatórias. Também pode ser utilizado para reduzir gripes e resfriados.
Essa medicação é encontrada em drogarias e farmácias na forma de comprimidos de 600 mg, 400 mg, 200 mg, gotas de 50mg/mL, ou suspensão oral de 30 mg/mL. Os nomes mais comuns encontrados a disposição são Ibuprotrat, Buscofem, Alivium e Advil.
O ibuprofeno é um remédio que pode ser utilizado por adultos ou crianças acima de 6 meses de idade, tendo sempre que ser orientado pelo médico.
Para que serve
O ibuprofeno pode ser usado em diversos tratamentos, entre eles podemos mencionar:
1. Dor muscular
O ibuprofeno é considerado uma excelente medicação para dor muscular por combater substâncias que geram inflamação nos músculos.
Esse problema tão doloroso que é chamado de mialgia, ocorre quando a pessoa tem depressão, infecções por vírus, ou até mesmo treina com peso excessivo causando sobrecarga nos músculos.
Se o paciente consumiu o ibuprofeno e não teve melhoras, será necessário buscar um médico o quanto antes para descobrir o real motivo da dor e iniciar um tratamento mais específico.
2. Dor de cabeça tensional
A dor de cabeça tensional acontece quando a pessoa sofre estresse forte ou insônia, podendo até mesmo gerar dor em volta dos olhos ou uma pressão muito forte em volta da testa.
O ibuprofeno por ser anti-inflamatório ajuda no alívio da dor que é causada pela inflamação dos músculos no pescoço e na cabeça.
3. Dor de dente
A dor de dente normalmente ocorre devido a má higiene bucal que leva a problemas nas gengivas e cáries. Além disso, a sensibilidade ao calor e frio também é bastante comum, ou comer muitos alimentos doces.
Em casos assim, o ibuprofeno pode ajudar na dor enquanto se aguarda uma avaliação do dentista.
Outra ocasião que o ibuprofeno passa a ser utilizado é quando a pessoa faz cirurgia dentária e fica com dores moderadas.
4. Dor de garganta
O ibuprofeno pode ser usado quando se tem dor de garganta, também conhecido como faringite ou amidalite, normalmente provocado pela infecção viral causado pelo resfriado comum. Quando isso ocorre, as amidalas ou a faringe ficam inflamadas, e a vermelhidão e inchaço aparecem, causando dor e dificuldade para engolir.
Existem casos que é preciso buscar um médico, por exemplo, se a pessoa tem sintomas como febre alta, cansaço ou tosse, o clínico geral precisa ser consultado para avaliar se é necessário usar antibiótico.
5. Dor no nervo ciático ou coluna
O ibuprofeno é tão eficiente que pode ser até mesmo utilizado para aliviar dor inicial na coluna ou nervo ciático. Isso se dá ao fato da medicação melhorar a inflamação e a dor, impedindo que a dor se irradie para outras regiões como pernas., braços e pescoço.
A dor no nervo ciático e na coluna precisa ser acompanhada pelo ortopedista para analisar se a causa está associada aos músculos, ligamentos, osso e discos da coluna.
6. Gripes e resfriados
O ibuprofeno pode tratar gripes e resfriados comuns por ser anti-inflamatório, além de reduzir a dor e baixar a febre.
A gripe é uma infecção causada pelo vírus influenza que, normalmente, causa sintomas de dor no corpo, dor de cabeça, febre, cansaço, arrepios e sensação de frio.
No caso do resfriado comum, a febre não é comum, mas pode ocorrer de forma leve, e o nariz congestionado e dor de garganta desaparecem em 3 a 10 dias.
7. Febre
O ibuprofeno é indicado para tratar febre por reduzir a formação das substâncias que aumentam a temperatura do corpo.
A febre é uma alerta ao organismo, pois ela indica que o corpo está se defendendo de agentes agressores (vírus e bactérias). Se o paciente não conseguir baixar a febre com ibuprofeno é importante consulta o médico e verificar a real causa do problema.
Em caso de bebê ou criança pequena, é indispensável levar ao pediatra caso apresente febre, pois o sistema imunológico ainda está em formação e muitas vezes é necessário uma tratamento mais específico.
Como tomar
O ibuprofeno deve ser utilizado via oral, sendo o mais comum depois de uma refeição, para evitar irritação do estômago.
A dosagem do ibuprofeno varia de acordo com a idade e condição a ser tratada. Segue as informações de forma completa:
1. Ibuprofeno em comprimidos
Os comprimidos de ibuprofeno precisam ser tomados sem mastigar ou partir, e sempre depois da refeição para não causar dor no estômago.
A dosagem varia bastante de caso para caso, e quando a pessoa é criança ou adulto. Veja a listagem abaixo:
- Ibuprofeno de 200 mg: a dosagem normalmente utilizada pela maioria dos pacientes é de 1 a 2 comprimidos de 200 mg a cada 4 a 6 horas, de acordo com a orientação médica. A dosagem diária máxima jamais deve ultrapassar 6 comprimidos de 200 mg;
- Ibuprofeno de 400 mg: a dose de 1 comprimido de 400 mg, deve ser utilizada a cada 6 a 8 horas, de acordo com a indicação do médico;
- Ibuprofeno de 600 mg: a dosagem de 600 mg é utilizada somente por adultos, e normalmente é consumida de 2 a 3 vezes por dia, de acordo com a orientação médica.
Os comprimidos de ibuprofeno jamais devem ser usados por crianças menores de 12 anos, e o comprimido de 600 mg precisa ser consumido somente por adultos, com orientação do médico, pois causa efeitos colaterais como sensação de queimação, irritação e desconforto no estômago.
2. Ibuprofeno gotas de 50 mg/mL
O ibuprofeno gotas contém 50 mg para cada 1 mL da solução, e pode ser utilizado por crianças acima de 6 meses de idade, com orientação pediatra.
Para utilizar o ibuprofeno gotas é preciso agitar frasco.
A dosagem normalmente indicados do ibuprofeno 50 mg/mL são:
- Crianças com mais de 6 meses de idades: a dosagem normalmente indicada pelos médicos é de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, sendo usado 3 a 4 vezes por dia. A dosagem máxima para crianças menores que 12 anos é de 40 gotas por dose (equivalente 200 mg).
- Adultos: a dosagem para adultos normalmente é de 200 mg a 800 mg por dia, equivalente a 40 a 160 gotas de ibuprofeno 50 mg/mL.
Em caso de crianças sempre será indispensável indicação médica, pois eles analisam o caso de forma individual.
Além disso, o tratamento com ibuprofeno precisa sempre ser orientado pelo médico devido aos variados efeitos colaterais.
3. Ibuprofeno gotas de 100 mg/mL
O ibuprofeno gotas contém 100 mg a cada 1 mL da solução, e só pode ser utilizado por crianças acima de 6 meses de idade, de acordo com a indicação pediátrica. É muito importante agitar o frasco antes de utilizar.
A dosagem normalmente indicada de ibuprofeno 100 mg/mL são:
- Crianças com mais de 6 meses de idades: a dosagem normalmente indicada pelos médicos é de 1 gota por cada 1 kg de peso da criança, sendo usado 3 a 4 vezes por dia. A dosagem máxima para crianças menores que 12 anos é de 20 gotas por dose (equivalente 200 mg).
- Adultos: a dosagem indicada é de 20 a 80 gotas, o equivalente a 200 a 800 mg, de 3 a 4 vezes por dia (intervalos de 6 a 8 horas).
O período de tratamento com ibuprofeno deve ser decidido pelo médico, pois varia de acordo com cada caso e idade.
4. Ibuprofeno gotas de 30 mg/mL
A suspensão oral de 30 mg/mL do ibuprofeno precisa ser tomada de forma oral e a dosagem deve ser medida com a seringa fornecida na própria embalagem. Não esqueça de agitar corretamente o fracos antes de utilizar.
A dosagem indicada do ibuprofeno de 30 mg/mL são:
- Crianças com mais de 6 meses de idades: a dosagem indicada precisa ser calculada pelo médico pediatra de acordo com o peso da criança, sendo normalmente de 1 a 7 mL, tomado de 3 a 4 vezes por dia.
Faça o uso do medicamento de acordo com a orientação do pediatra. Ele levará em consideração a idade, peso e caso de cada paciente.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais que mais ocorrem no decorrer do tratamento com ibuprofeno são vômitos, náuseas, dor de estômago, tontura, excesso de gases e irritações na pele.
Em casos mais raros ocorrem também perda de apetite, prisão de ventre, má digestão, dor de cabeça, zumbido no ouvido e irritabilidade.
Quem não deve usar
O ibuprofeno não pode ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas que tenham alergia aos componentes presentes na fórmula ou aos anti-inflamatórios não esteroides.
Essa medicação não pode ser utilizada para dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a não ser que o médico receite o tratamento por um período mais longo. Além disso, muita atenção a dosagem, faça o uso com moderação e de forma correta.
O ibuprofeno não deve ser utilizado em casos em que o ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios não esteroides tenham causado rinite, asma, pólipo nasal, urticárias, broncoespasmo, angioedema e outras reações alérgicas e anafilática. Também não pode ser usado por pessoas que consomem bebidas alcoólicas, em pessoas com sangramento gastrointestinal e úlcera gastroduodenal.
A utilização do ibuprofeno em idosos e criança abaixo de 2 anos só pode ser realizado com indicação e orientação do médico.