O que é: A buspirona é um remédio ansiolítico recomendado para tratar transtorno de ansiedade…
Gerovital: para que serve, como usar e efeitos colaterais
O Gerovital é um remédio classificado como uma associação de Panax Ginseng, poliminerais e polivitamínicos. Entre ele é feito a combinação das propriedades tônicas e adaptógenas do ginseng com diversas vitaminas de minerais essenciais para o organismo.
Lembre-se de que as informações abaixo são realmente importantes, porém não substituem a avaliação e orientação de um médico.

Para que serve
O remédio Gerovital é indicado para:
- Deficiência Nutricional: Atua como suplemento de vitaminas e minerais em situações de alimentação desbalanceada e necessidades aumentadas de nutrientes (por exemplo avanço de idade e estresse).
- Fadiga e Esfotamento: Prevenção e recuperação quando a pessoa está com cansaço físico ou mental, ou até mesmo estado de fadiga e esgotamento. O Ginseng tem por finalidade aumentar a resistência do organismo ao estresse.
- Sintomas Involutivos: Como exemplo podemos citar a diminuição do rendimento mental e físico, distúrbios de memória e a dificuldade de concentração.
Como usar:
O Gerovital é ingerido via oral, em forma de líquido.
- O mais comum é ingerir uma cápsula, 3 vezes ao dia (de 8 em 8 horas).
- A dosagem a ser tomada varia de acordo com a indicação médica. Siga sempre as sugestões do médico e as informações na bula do remédio.
- Duração do uso do Ginseng: O máximo de uso desse medicamento são 3 meses consecutivos.
- A cor da urina deve ficar amarela, isso ocorre pela presença de riboflavina (vitamina B2).
Efeitos colaterais
O uso do Gerovital é bem tolerado, mas pode causar reações adversas, principalmente por causa do Ginseng em sua fórmula.
- Efeitos comuns (gastrointestinais): Náusea, vômito, dor abdominal (com cólica) e diarreia.
- Na pele: Prurido cutâneo (forte coceira na pele), eritema (vermelhidão), erupção cutânea, reações alérgicas.
- Frequência desconhecida: Fortes dores de cabeça (Cefaleia), sonolência, insônia, taquicardia e aumento da pressão arterial.
Advertências de contraindicações
- Hipersensibilidade: Contraindicação para pacientes com alergia a qualquer componente da fórmula.
- Gestação e amamentação: Este remédio é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a menos que sob estrita orientação médica.
- Pacientes cardíacos: Seu uso precisa ser evitado em pessoas com alterações cardíacas em casos leves e, em casos moderados de alteração da pressão arterial, deve ser feito sob orientação médica.
- Pacientes diabéticos: O Ginseng reduz a glicemia. Pacientes diabéticos que fazem uso hipoglicemiantes orais ou insulina precisam usar o remédio com supervisão do médico para evitar hipoglicemia.
- Interações medicamentosas: O Ginseng pode interagir com remédios inibidores da Monoaminoxidase (classe de antidepressivos) e anticoagulantes, podendo potencializar seus efeitos.
Para fazer uso mais seguro desse medicamento, escute as orientações sobre o medicamento com seu doutor ou farmacêutico.