Fluoxetina: para que serve, efeitos colaterais e como tomar
Fluoxetina é um remédio bastante conhecido e indicado para o tratamento de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou bulimia nervosa. Essa medicação tem por objetivo impedir a recaptação da serotonina, fazendo com que aumente os níveis desse neurotransmissor no cérebro.
Essa medicação pode ser encontrada nas farmácias e drogarias, como comprimidos, cápsulas ou em gotas, como genérico cloridrato de fluoxetina. Outros nomes que são comercializados: Daforin, Verotina, Fluxene e Prozac.
Quem não tem recursos financeiros para comprar a fluoxetina, basta adquirir diretamente pelo SUS através da indicação médica.
Para que serve
A fluoxetina é indicada para o tratamento de:
- Depressão e ansiedade;
- Transtorno obessesivo compulsivo (TOC);
- Bulimia nervosa;
- Transtorno disfórico pré-menstrual (TPM e irritabilidade).
Em alguns casos a fluoxetina é utilizada junto do antidepressivo olanzapina, com o objetivo de tratar o transtorno bipolar.
A combinação desses medicamentos pode ser utilizada para o tratamento da depressão quando outros medicamentos foram utilizados e não atingiu-se o resultado desejado.
Devido aos fortes efeitos colaterais, a utilização da fluoxetina deve ser feita com o acompanhamento do psiquiatra.
Como tomar
A fluoxetina deve ser ingerida via oral, através de água, antes ou depois da refeição, de preferência pela parte da manhã ou da tarde para evitar problemas com insônia.
Veja quantas mg é indicado tomar em cada caso:
- Bulimia nervosa: normalmente a dose recomendada por dia é de 60 mg;
- Depressão: a dose recomendada por dia nesse tipo de tratamento é de 20 mg;
- Transtorno obsessivo compulsivo: nesse tipo de tratamento a dosagem pode varias de 20 mg a 60 mg por dia;
- Transtorno disfórico pré-menstrual: a dosagem para esse tipo de transtorno é de 20 mg por dia.
A dosagem e o tempo de tratamento com a fluoxetina deve ser analisado pelo psiquiatra. Jamais interrompa o tratamento sem a orientação médica.
Quanto tempo leva para a fluoxetina fazer efeito?
O período para que a fluoxetina possa fazer efeito no organismo é de 4 semanas. É válido lembrar que a dosagem deve ser decidida diretamente pelo médico.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais com o uso da fluoxetina são reais e podem ser intensos. Entre eles podemos mencionar insônia, tontura, cansaço, dor de cabeça, sonolência, vômitos, náuseas, dor de estômago, suor excessivo, boca seca, calor, mudanças no peso e redução do desejo sexual.
Caso a fluoxetina cause alergia, como dificuldades para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, rosto ou língua, busque imediatamente o atendimento de um pronto-socorro.
Outra questão importante a levar em consideração é referente as alterações de humor, ataques de pânico, irritação, agressividade, agitação, ansiedade, depressão ou pensamentos suicidas. Caso surja algum desses efeitos colaterais, também é necessário buscar imediatamente ajuda médica.
Fluoxetina emagrece?
A fluoxetina realmente ajuda no emagrecimento, devido ao efeito colateral da perda do apetite. Sendo assim, esse medicamento pode ser utilizado no tratamento contra a obesidade.
A fluoxetina realmente ajuda no emagrecimento, devido ao efeito colateral da perda do apetite. Mesmo assim, não está esclarecido ao certo como a fluoxetina contribui para o emagrecimento. Levando esse ponto em consideração, seu uso não é indicado para o tratamento da obesidade.
Quem não deve tomar
A fluoxetina não pode ser utilizada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, a fluoxetina pode interferir na ação de outros medicamento como:
- Medicamentos para depressão como desipramina, imipramina ou lítio;
- Medicamentos para ansiedade como diazepam, alprazolam e clordiazepóxido;
- Medicamentos para esquizofrenia como haloperidol ou clozapina;
- Medicamentos para epilepsia como carbamazepina ou fenitoína.
A fluoxetina não é indicada para pessoas que fazem uso de remédios inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como fenelzina, isocarboxazida ou tranilcipromina. O uso de fluoxetina só pode ser realizado 14 dias após o término do tratamento com IMAO.
Durante o tratamento com a fluoxetina de forma alguma a pessoa deve ingerir álcool, pois isso aumenta os efeitos colaterais, entre eles podemos mencionar tontura e sonolência.