Outros Remédio Total

Epinefrina: para que serve e como usar

5
(1)

A epinefrina é um hormônio das glândulas suprarrenais que atua como broncodilatador, vasopressor e estimulante do coração. Este hormônio pode ser produzido também de forma sintética em laboratório, sendo utilizado como fármaco no tratamento de emergência de reações alérgicas severas (anafilaxia ou choque anafilático).

Este medicamento, que é frequentemente chamado de caneta ou injeção de adrenalina, geralmente é prescrito pelo médico para indivíduos que estão em alto risco de sofrer reações anafiláticas. Por essa razão, é fundamental que a pessoa carregue sempre o remédio na bolsa, para que possa ser utilizado em caso de emergência. É fundamental que você se dirija ao hospital imediatamente após a utilização deste medicamento, mesmo que não apresente mais sintomas.

A epinefrina está disponível em farmácias ou drogarias, na forma de uma seringa que contém uma dose de 0,1 mg, 0,15 mg ou 0,3 mg, destinada à injeção intramuscular, e é vendida exclusivamente com receita médica.

epinefrina para que serve

Para que serve

A epinefrina é a escolha para o tratamento de emergência de reações alérgicas severas ou anafilaxia devido a amendoins, medicamentos, picadas de insetos e outros alergênios.

Adrenalina e epinefrina: qual é a diferença?

Epinefrina e adrenalina são tecnicamente a mesma coisa, mas “epinefrina” é o nome que normalmente é dado ao medicamento em ambiente hospitalar. Entretanto, ambas são o mesmo hormônio, que é produzido pelas glândulas suprarrenais do organismo.

Como administrar epinefrina

Para administrar epinefrina, siga os seguintes passos:

  1. Mantenha a caneta segurada com uma mão, com o gatilho apontando para cima;
  2. Gire a trava da caneta no sentido horário;
  3. Retire a tampa da caneta;
  4. Desbloquear o gatilho localizado na parte superior da caneta, girando o botão um quarto de volta;
  5. Empurrar a ponta da caneta para baixo no músculo da coxa externa;
  6. Pressione o gatinho até que você ouça um leve clique;
  7. Aguarde 10 segundos antes de remover a caneta da pele;
  8. Massageie o local da injeção por aproximadamente 10 segundos.

Após receber a aplicação, é importante que você se deite com as pernas elevadas, acima do nível do coração, e permaneça nessa posição até que o atendimento médico chegue ou até que você possa se dirigir imediatamente ao pronto socorro ou hospital mais próximo.

A dose padrão recomendada para adultos é de 0,3 mg de epinefrina, correspondente à dose de uma caneta. Em algumas situações, uma única dose de epinefrina pode não ser eficaz para contrabalançar os efeitos de uma reação alérgica. Nesses casos, é importante repetir a administração utilizando outra caneta, que deve ser aplicada de 10 a 15 minutos após a primeira, até que o SAMU chegue ou que a pessoa seja levada a um hospital.

No hospital, foi informado que foi usada a caneta de epinefrina de emergência, levando a caixa do medicamento.

Efeitos colaterais

Entre os principais efeitos colaterais da epinefrina estão: palpitações, taquicardia, sudorese, náuseas, vômitos, dispneia, vertigem, fraqueza, palidez cutânea, tremor, cefaleia, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, frialdade de extremidades.

Mas a vantagem de usar o medicamento é muito maior que os efeitos, pois há risco de morte em alguém que está tendo uma reação alérgica grave.

Para quem não é indicado

A epinefrina não é recomendada para indivíduos que sofrem de hipertireoidismo, tumores na medula adrenal, aterosclerose, hipertrofia ventricular direita, insuficiência renal, hipertensão ocular ou glaucoma de ângulo estreito, hipertrofia prostática ou para aqueles que apresentam hipersensibilidade à epinefrina, ao metabissulfito de sódio ou a qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, a epinefrina deve ser administrada com cautela em indivíduos que apresentam arritmias cardíacas, doença coronária ou do miocárdio, hipertensão arterial ou que fazem uso de medicamentos como digoxina, diuréticos ou antiarrítmicos, pois ela pode induzir ou agravar a angina ou arritmias ventriculares.

A epinefrina deve ser administrada exclusivamente no músculo lateral externo da perna; nunca no glúteo, pois não terá o efeito esperado, nem por via intravenosa, pois poderá causar hemorragia cerebral devido à súbita elevação da pressão arterial.

Também é importante que, caso haja uma aplicação acidental na mão ou no pé, a pessoa busque imediatamente o hospital mais próximo, já que a epinefrina pode reduzir o fluxo sanguíneo para essas áreas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.