Ansiedade Depressão

Duloxetina: como tomar, para que serve e efeitos colaterais

5
(1)

A duloxetina é uma medicação vendida através do nome Cymbalta, indicado para tratar depressão maior, ansiedade generalizada, osteoartrite, fibromialgia, entre outros transtornos e doenças.

Esta medicação pode ser encontrada em drogarias e farmácias, em forma de cápsulas de 30 mg ou 60 mg, sendo que a dosagem e período de tratamento pode variar de acordo com cada paciente, ou seja, o médico analisa cada caso.

A duloxetina é comercializada sobre prescrição médica, e pode ser encontrada através dos nomes Cymbi, Velija, ou em genérico pelo nome Cloridrato de duloxetina.

duloxetina

Para que serve

A duloxetina é uma medicação indicada para tratar:

  • Transtorno de ansiedade generalizada;
  • Transtorno depressivo maior;
  • Dor crônica ao lombar ou osteoartrite de joelho;
  • Dor neuropática periférica diabética.

A duloxetina é um remédio eficiente, porém deve ser utilizado somente sobre prescrição médica e sua dosagem de acordo com a atual situação do paciente.

Como usar

A duloxetina deve ser tomada via oral de preferência após a refeição, de acordo com o prazo e dosagem estipulada pelo doutor.

A dosagem pode variar de acordo com a situação do paciente e doença em questão. As mais comuns são:

1. Transtorno depressivo maior

Inicialmente é comum tomar 60 mg de duloxetina diariamente. As vezes, até que a pessoa de adapte ao medicamento se inicia o tratamento com 30 mg, depois é passado para 60 mg.

O máximo que o tratamento pode chegar são 120 mg, divido em 2 vezes ao dia de 60 mg.

2. Fibromialgia

A dosagem inicial deve ser de 60 mg de duloxetina uma vez ao dia. Dependendo do organismo da pessoa, alguns doutores iniciam com 30 mg por algumas semanas e depois passam para 60 mg.

3. Transtorno de ansiedade generalizada

A dosagem inicial recomendada é de 60 mg uma vez ao dia, podendo em alguns casos iniciar com 30 mg por algumas semanas até que ocorra a adaptação do paciente. Sempre que decide é o médico mediante ao tratamento que será realizado.

Em alguns casos é necessário adicionar 30 mg, sendo o máximo 120 mg por dia, de acordo com a orientação médica.

O transtorno de ansiedade generalizada é um tratamento que ocorre por diversos meses, e dependendo até por períodos mais longos. O remédio deve ter uma dosagem de 60 mg a 120 mg, um vez por dia.

4. Dor neuropática periférica diabética

A dosagem inicial recomendada é de 60 mg de duloxetina, uma vez ao dia. Entretanto, pode ser aplicado uma dosagem inferior, dependendo de pessoa para pessoa.

5. Dor lombar crônica ou osteoartrite de joelho

A dosagem inicial recomendada para este tratamento é de 60 mg de duloxetina, podendo ser iniciado com 30 mg por algumas semanas até a adaptação do paciente. Essa quantidade de mg deve ser uma vez ao dia.

Existem casos que alguns médicos aumentam a dosagem para 120 mg ao dia, sendo 60 mg a cada 12 horas.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que mais correm com o tratamento a base de duloxetina são:

  • Prisão de ventre;
  • Boca seca;
  • Aumento do suor;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Perda de apetite.

Caso ocorram os seguintes sintomas busque o pronto-socorro imediatamente, como febre, sensação de queimação nos olhos, sensação de garganta fechada, dificuldade para respirar, formação de bolhas na pele ou inchaço na boca, língua ou rosto.

Além disso, é possível que a pessoa apresente os seguintes efeitos colaterais, como ansiedade, dificuldade para dormir, agitação, irritação, agressividade, ataques de pânico, depressão ou pensamento suicidas.

Duloxetina emagrece?

Devido a perda de apetite, quando o tratamento ocorre por algumas semanas é comum perder peso de forma moderada. Agora, quando o tratamento é realizado por longo prazo, o efeito é reverso, a pessoa passa a ganhar peso. Vale ressaltar que essa questão está de acordo com o organismo de cada paciente.

Quem não deve usar?

A duloxetina não pode ser utilizada por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que fazem uso de remédios inibidores de monoamina oxidase, como tranilcipromina, moclobemida, fenelzina ou isocarboxazida. Para iniciar o tratamento com duloxetina é preciso aguardar 14 dias após para de tomar algum desses medicamentos.

Esse medicamento também jamais deve ser usado por pessoas que têm alergia à duloxetina ou a qualquer componente da fórmula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Verified by MonsterInsights