Outros Remédio Total

Celestone: para que serve e como usar

5
(1)

O Celestone é um corticosteroide utilizado no tratamento de condições como artrite reumatóide, dor na região lombar, inflamação do nervo ciático, asma, dermatite, psoríase, lúpus eritematoso sistêmico e queloides, entre outros.

Esse medicamento contém betametasona, que é um potente anti-inflamatório que reduz a produção de substâncias inflamatórias pelo organismo e também possui efeitos antirreumáticos, antialérgicos e imunossupressores.

O Celestone deve ser utilizado apenas com orientação de um médico e está disponível em farmácias em apresentações de comprimidos, xarope ou injeção , que são comercializados com receita médica.

celestone para que serve

Para que serve:

O Celestone é utilizado para tratar:

  • Doenças ósseas e articulares: artrite reumatóide, psoriática ou gotosa em fase aguda, dor ciática ou lombar, torcicolo, osteoartrite, bursite, tendinite, tenossinovite, epicondilite, radiculite, lombalgia, cisto ganglionar, exostose;
  • Alergias: asma, rinite alérgica, bronquite alérgica grave, dermatite de contato ou atópica, urticária, angioedema, reações alérgicas a medicamentos e a picadas de insetos;
  • Doenças da pele: psoríase, líquen plano, neurodermatite, queloide, lúpus eritematoso discoide, alopecia areata;
  • Doenças do tecido conjuntivo: lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia ou dermatomiosite;
  • Doenças inflamatórias do intestino: colite ulcerativa ou doença de Doença de Crohn;
  • Câncer: leucemias e linfomas, tanto em adultos quanto em crianças.
    Doença de Crohn;

Celestone soluspan também pode ser indicado antes das 32 semanas de gestação, para prevenir a síndrome da angustia respiratória em recém-nascidos, quando há necessidade de induzir o parto, ou quando é necessário realizar o parto devido a complicações obstétricas.

O medicamento deve ser utilizado sob orientação médica, de acordo com a condição de saúde que se deseja tratar, nas dosagens e no período recomendado pelo médico.

Como usar

A maneira de usar o Celestone depende de como ele é apresentado, que inclui:

  1. Celestone Soluspan

Soluspan 3mg/mL + 3,945mg/mL é uma injeção que combina acetato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona, podendo ser administrado no músculo, nas articulações, em lesões específicas ou no pé, por exemplo.

A dosagem medida para adultos varia conforme a forma de aplicação da injeção e abrange:

  • Administração intramuscular: 1 mL de Celestone Soluspan diretamente no músculo. Essa administração pode ser realizada novamente uma vez por semana ou com mais frequência, se necessário Esta é uma entrada. 
  • Lesão da pele (intradérmica): 0,2 mL de Celestone soluspan na lesão da pele. A dosagem máxima para todas as áreas da pele afetada não deve ultrapassar 1 mL por semana.
  • Injeção na articulação (intra-articular): a dosagem varia entre 0,25 mL a 2mL de Celestone soluspan, dependendo do tamanho da articulação afetada, sendo administrada diretamente pelo médico na articulação
  • Administração em torno da articulação (periarticular): 0,5 mL de Celestone Soluspan, aplicado pelo médico de forma direta nos cistos. 

Para evitar a síndrome do desconforto em prematuros e prematuros de liberação do feto , a dose sugerida é de 2 mL de Celestone soluspan administrada por via intramuscular , pelo menos 24 horas antes da hora prevista para o parto em gestações que se iniciaram antes das 32 semanas. 

  1. Celestone xarope

O Celestone xarope 1 mg/mL é um medicamento que possui betametasona em sua fórmula, e deve ser ingerido por via oral, de preferência após as refeições, para minimizar o risco de ingestão estomacal.

As dosagens do xarope de Celestone 1 mg/mL são:

  • Adultos: 0,25 mg a 8 mg por dia do xarope de Celestone. A a dose diária máxima não deve exceder 8 mg;
  • Crianças: de 0,017 mg a 0,25 mg por kg de peso corporal, diariamente, com a dose a ser definida pelo pediatra.

Quando o xarope Celestone for administrado por vários dias, as doses devem ser diminuídas de forma gradual e sob supervisão do médico .

Não interrompa o tratamento por conta própria e sem consultar seu médico.

  1. Celestone injetável

4,0 mg/mL também é composto apenas por betametasona e pode ser administrado por injeção intravenosa, intramuscular, intra-articular ou em lesões referidas, por exemplo.

As doses para adultos dependentes da condição a serem tratadas e, geralmente, são recomendadas de 0,25 mg a 8 mg por dia.

As crianças também têm suas doses recomendadas de Celestone injetável, que variam de 0,02 mg a 0,125 mg por kg de peso corporal, diariamente, administrados diretamente no músculo.

  1. Comprimido Celestone

O Celestone comprimido está disponível em duas dosagens: 0,5 mg ou 2 mg de betametasona, e deve ser ingerido com um copo de água, preferencialmente após uma refeição.

A posologia dos comprimidos de Celestone varia de acordo com a idade e abrange:

  • Adultos: De 0,25 mg a 8 mg por dia, seguindo recomendação do médico . A dose diária máxima é de 8 mg, equivalente a 16 comprimidos de 0,5 mg ou 4 comprimidos de 2 mg;
  • Crianças: 0,017 mg a 0,25 mg por kg de peso corporal ao dia, conforme recomendação do pediatra.

Não deve interromper o tratamento com Celestone comprimido sem antes consultar seu médico.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais do Celestone estão relacionados com a dose e o tempo do tratamento, sendo os mais comuns insônia, ansiedade, dor ou desconforto no estômago, aumento do apetite ou maior risco de infecções. Veja todos os efeitos colaterais dos corticoides.

No caso da aplicação de injeção de Celestone ou Celestone soluspan, também podem ocorrer efeitos colaterais locais, como ocorrência de pele, hematoma ou abscessos.

Quem não deve usar

O Celestone não deve ser usado por pessoas com infecções sistêmicas por fungos, alergias à betametasona, a outros corticóides, ou a qualquer componente de sua fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que estão fazendo tratamento com fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina, pois reduz a eficácia do Celestone.

No caso de crianças ou mulheres em amamentação, o Celestone só deve ser usado com indicação do médico. Além disso, o Celestone soluspan não deve ser usado por crianças com menos de 15 anos.

Durante a gravidez o Celestone só deve ser usado com indicação de obstetra, sendo contraindicado em casos de pré-eclâmpsia, eclâmpsia ou lesões na placenta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.