O omeprazol é um remédio muito utilizado para tratar problemas relacionados ao sistema digestivo, especialmente…
Cefalexina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
A cefalexina é um antibiótico (classe cefalosporinas), bastante utilizado para tratar infecções causadas por bactérias sensíveis a essa medicação.

Para que serve
Seu uso é eficiente para o tratamento de infecções como por exemplo:
- Infecções dentárias;
- Infecções urinárias (exemplo cistite);
- Infecções respiratórias (exemplo faringite, amigdalite, pneumonia, bronquite);
- Otite média (infecção no ouvido);
- Infecções de pele (exemplo impetigo, celulite, furúnculos).
O que faz a cefalexina funcionar tão bem é sua inibição a formação da parede celular de bactérias, levando elas a morte. É totalmente eficaz contra bactérias Gram-positivas e algum Gram-negativas.
Como tomar
A maneira ideal de tomar cefalexina está ligado ao tipo de infecção, a gravidade da infecção e da idade da pessoa. Abaixo será passado um guia de como fazer uso – sempre tendo em mente que passar com um doutor é indispensável para o tratamento.
Em adultos com infecções leves a medianas, 500 mg a cada 6 ou 8 horas. Para infecções graves pode chegar a 1 g a cada 6 ou 8 horas.
Em crianças a dosagem é calculada pelo peso – ou seja 25 a 50 mg por kg, dividido em 2 a 4 doses. Exemplo: Se uma criança tem 20 kg, pode tomar de 500 mg a 1 g por dia, divididos em 2 ou 4 doses ao longo do dia.
A duração do tratamento em média dura 1 ou 2 semanas. Se acontecer de melhorar antes do período, mesmo assim deve-se completar o ciclo para evitar resistência bacteriana.
Algumas dicas importantes para tomar a cefalexina é ingerir com alimentos, para evitar náuseas. Também é necessário beber bastante água, respeitando o horário das doses (normalmente 6 em 6 horas). E claro, jamais interrompa o tratamento por conta própria. Se esquecer de tomar uma dose, tome assim que lembrar – porém não dobre a dose, comece a contar a partir daquele momento e aguarde as 6 horas para a próxima.
Possíveis efeitos colaterais
Todo medicamento pode causar efeitos colaterai e, no caso da cefalexina embora nem todas as pessoas tenham reações, aqui estão apresentados alguns dos efeitos colaterais mais comuns:
- Náuseas;
- Dor abdominal;
- Diarreias;
- Indigestão.
Efeitos colaterais menos comuns (requer atenção):
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Vômitos;
- Cansaço incomum;
- Irritação na pele.
Efeitos colaterais graves:
- Alterações no sangue – Redução de plaquetas e glóbulos brancos;
- Diarreia constante ou com sangue – Pode acontece durante o tratamento ou semanas após o término;
- Anafilaxia (reação alérgica severa) – Dificuldade para respirar, urticária intensa, inchaço no rosto, língua ou gargante.
Caso ocorra efeitos colaterais graves, vá ao pronto-socorro imediatamente e receba ajuda médica.
Perguntas Frequentes
- Posso tomar cefalexina com outros remédios?
Resp.: Tudo depende do remédio que irá tomar junto, por isso informe seu médico caso esteja utilizando anticoagulantes, diuréticos ou antibióticos. - Posso tomar junto de álcool?
Resp.: Embora o álcool não cancele a eficácia da cefalexina, pode acontecer de aumentar o efeitos colaterais, entre eles tontura ou náusea, e dor de estômago. Sendo assim, é sábio evitar álcool durante o tratamento. - Posso tomar na gravidez?
Resp.: Sim, é considerado um remédio seguro para tomar durante a gravidez e amamentação, porém será necessário passar com o médico, ele é que irá decidir se o consumo deverá ser realizado. - Quanto tempo leva para fazer efeito?
Resp.: É muito comum os sintomas começarem a melhorar depois de 48 a 72 horas. Novamente salientamos que é preciso concluir o período de tratamento mesmo sinta-se melhor.