O omeprazol é um remédio muito utilizado para tratar problemas relacionados ao sistema digestivo, especialmente…
Agomelatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
A agomelatina é um remédio bastante utilizado principalmente para o tratamento de pacientes com depressão. Essa medicação tem sido um sucesso para ajudar pessoas com essa doença, e seu tratamento é diferenciado, pois atua diretamente nos receptores de melatonina e antagoniza os receptores de serotonina. Isso é fantástico, pois contribui para o equilíbrio do humor e do ciclo sono vigília.

Para que serve?
A maioria das pessoas que pesquisam sobre a agomelatina desejam saber para que realmente serve esse remédio, que tem ganhado destaque em território mundial. Veja abaixo o seu real objetivo:
- Realizar o tratamento de depressão maior em pessoas acima de 18 anos;
- Realizar o equilíbrio do sono (principalmente quando a depressão estão ligada ao sono);
- Dependendo do caso, agomelatina pode ser utilizada para pacientes com ansiedade leve.
Como tomar?
Outra dúvida muito comum referente agomelatina é a forma correta para ingerir esse medicamento. Pensando nisso, desenvolvemos as orientações abaixo:
- A dosagem normalmente é de 25 mg, tomara 1 vez por dia no período da noite (antes de dormir);
- Dependendo da resposta do paciente ao tratamento, o médico pode aumentar a dose para 50 mg, sendo 2 comprimidos de 25 mg;
- A medicação deve ser tomada via oral, seja com ou sem alimentos;
- O período de tratamento é determinado diretamente pelo doutor, porém o comum é que seja de pelo menos 6 meses para não ocorrer recaídas.
Possíveis efeitos colaterais
Esse remédio embora seja bem tolerado, pode causar os seguintes efeitos colaterais:
- Náuseas;
- Tontura;
- Dor de cabeça
- Insônia ou sonolência;
- Aumento de enzimas hepáticas.
Em casos raros é possível até mesmo gerar:
- Alterações no fígado (faça exames com frequência de função hepática);
- Hepatite;
- Sonhos vívido
- Ansiedade leve (somente no começo do tratamento).
Quem não deve tomar
Em hipótese alguma deve ser consumido agomelatina por pessoas com problemas hepáticos. É preciso realizar exames de função hepática antes de iniciar o tratamento e nos primeiro meses.
Crianças e adolescentes
Agomelatina não é recomendado para tratar crianças e adolescentes. Existem muitas outras opções no mercado nacional para crianças e adolescentes que estão enfrentando problemas com depressão.
Mulheres grávidas pode tomar?
Se você está grávida ou em fase de amamentação, ou acha que pode estar grávida, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento com agomelatina.
Este remédio não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Cuidados a tomar
Se você trabalha com condução de veículos ou máquinas, esse remédio pode causar tontura ou sonolência. Por isso, o tratamento só pode ser realizado sobre orientação de perto de um doutor especializado no assunto.
Outra questão envolvida é que a agomelatina não deve ser consumida junto de outros medicamentos, como por exemplo: fluvoxamina (outro remédio muito utilizado no combate a depressão) ou ciprofloxacino (antibiótico) que modifica a dosagem esperada de agomelatina no seu sangue.
Além disso, informe seu doutor se estiver consumindo os seguinte remédios: enoxacina ou propranolol.
Se você for fumante e estiver consumindo mais de 15 cigarros por dia, também deve informar ao seu médico.
O que fazer que me esquecer de tomar agomelatina?
Toma a dosagem seguinte no horário de costume. A dose que foi esquecida não deve ser compensada. Se estiver com dúvidas sobre o assunto, busque orientação direto do seu médico ou farmacêutico.
Superdosagem: o que fazer se tomar uma dose maior de agomelatina do que a receitada?
Caso tenha errado e tomado uma dose maior de agomelatina do que foi receitado, ou se uma criança fez uso dessa medicamento por acidente, busque um pronto-socorro imediatamente e informe o médico.
As informações de superdosagem de agomelatina são limitados, porém os sintomas mais comuns são dor na parte superior do estômago, cansaço, sonolência, ansiedade, agitação, tontura, tensão e mal-estar.
Conclusão
A agomelatina tem realmente se demonstrado eficiente no tratamento a depressão em adultos, e cada dia mais está sendo utilizada por pacientes em todo o mundo. Esse artigo tem por objetivo ajudar você a entender mais sobre agomelatina e o quanto é necessário a orientação de um médico.
Se você pensa em tratar problema como depressão, busque a orientação de um médico, somente ele poderá saber se seu quadro pode fazer uso de tal medicação. Jamais automedique-se, tenha consciência que esse erro pode causar sérios problemas para sua saúde.