7 remédios para sinusite (farmácia e caseiro)
Existem muitas opções de remédios para sinusite, seja comprando na farmácia, ou desenvolvendo em casa. Os medicamentos mais comuns são: ibuprofeno, paracetamol e budesonida, que tem por objetivo aliviar os sintomas de dores de cabeça, nariz escorrendo ou entupido. Os remédios que vamos apresentar na nossa lista tem por objetivo eliminar secreção nasal, diminuir a inflamação dos seios nasais e combater bactérias.
A sinusite podemos dizer que é uma inflamação dos seios nasais, que é causada pelo vírus influenza ou através de bactérias que são desenvolvidas no interior dos seios nasais.
Para obter maior segurança no tratamento, os remédios para sinusite precisam ser indicados pelo clínico geral ou otorrinolaringologista. Também, para ajudar no tratamento, podemos aplicar diversos remédios caseiros que vão acelerar na recuperação do paciente.
Remédios de farmácia
São diversas opções de remédios que podemos encontrar na farmácia para o tratamento de sinusite:
1. Budesonida
A budesonida, são corticoides em forma de spray, que reduzem a inflamação e inchaço dos seios nasais. Esse remédio é bastante indicado pelos médicos para aliviar a sinusite, como nariz escorrendo e entupido, espirros, entre outros sintomas.
2. Loratadina
A loratadina é um antialérgico e excelente opção para tratar sinusite alérgica, já que o mesmo reduz a produção de histamina, criado quando se entra em contato com substâncias alergênicas.
3. Paracetamol
O paracetamol é um analgésico que ajuda no combate da dor de cabeça causada pela sinusite. Além disso, esse remédio baixa a febre que surge em caso de sinusite bacteriana.
4. Oximetazolina
A oximetazolina é um descongestionante em forma de spray, indicado para combater nariz escorrendo ou entupido.
Mas lembre-se, o uso exagerado desse medicamento pode ter um efeito contrário, fazendo com que o sintoma de nariz entupido fique cada vez mais forte.
Outra opção está na forma de comprimidos, o remédio se chama Sinutab. O objetivo dele é reduzir a sensação de nariz entupido e aliviar a dor.
5. Ibuprofeno
O ibuprofeno reduz a inflamação e inchaço dos seios nasais. Por ser um anti-inflamatório também ajuda aliviar a dor de cabeça e dor de garganta causada pela sinusite.
6. Prednisona
A prednisona é encontrado em forma de comprimidos, e ajuda a aliviar a sinusite, pois o mesmo combate a inflamação e inchaço dos seios nasais.
7. Amoxicilina
A amoxicilina é um antibiótico bastante receitado pelos médicos com o objetivo de eliminar as bactérias nas secreções nasais.
Normalmente, antibióticos são utilizados no período de 7 a 10 dias, sempre tendo que ser receitado pelo médico.
Remédios para sinusite na gravidez
Os remédios para sinusite, seja corticoides ou antibióticos, não são recomendados na gravidez por colocar em risco o desenvolvimento do bebê.
Uma ótima opção para as grávidas é o paracetamol. De qualquer forma, o ideal é passar pelo seu médico de confiança. Outra opção para as grávidas que desejam combater a sinusite é tratar de forma natural através de chás ou lavando as narinas com soro.
Remédios para sinusite infantil
Os remédios para sinusite infantil são parecidos com os receitados para adultos. Vale dizer que quem irá receitar é o pediatra de acordo com os sintomas, peso e idade da criança.
Para aliviar os transtornos causados pela sinusite, realize a limpeza nasal direto com soro fisiológico, pois isso facilita a remoção de secreções dos seios nasais.
Tratamento caseiro da sinusite
A primeira dica que funciona e ajuda muito no tratamento da sinusite é realizar nebulização por cerca de 15 minutos com eucalipto. O procedimento pode ser realizado de 2 a 4 vezes por dia.
Quem sofre de sinusite sabe que qualquer alívio é de grande ajuda, sendo assim, busque beber bastante líquido, descansar o máximo possível, dormir com a cabeça elevada e colocar compressas mornas sobre o nariz.
Conclusão
A sinusite deve ser levada a sério, visto que o problema pode se agravar ao longo do tempo. Com o avanço da tecnologia, atualmente tratar o problema se tornou mais simples, desde que a pessoa realize os procedimentos corretamente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o quão necessário é ter um acompanhamento médico para que seja receitado o melhor remédio para o seu caso.