Depressão Outros

Quetiapina: para que serve, efeitos colaterais e como tomar

5
(1)

A quetiapina é uma medicação indicada para o tratamento de transtorno bipolar ou esquizofrenia, onde age regulando os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios, controle direto do humor, emoções, sono e memória.

Este remédio pode ser encontrado nas farmácias, seja na forma de comprimidos (Seroquel) ou genérico (hemifumarato de quetiapina). Também é possível encontrar pelos nomes Kitapen, Quet, Atip e Quetipin. Todos eles são vendidos somente com a prescrição médica.

A quetiapina deve ser utilizada somente sobre orientação médica, pois causa diversos efeitos colaterais como tontura, dificuldades para falar ou se movimentar, alterações de humor e boca seca.

Para que serve

A quetiapina pode ser receitada pelo médico para tratar os seguintes problemas:

  • Esquizofrenia;
  • Episódios de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar;
  • Episódios de mania moderados a graves no transtorno bipolar;

Esse remédio também pode ser indicador para tratar pacientes com depressão grave e que não tenha obtido resultados no tratamento com outros antidepressivos.

Como tomar

A quetiapina é encontrada na forma de comprimidos, seja em 25 mg, 50 mg, 100 mg, podendo chegar até 300 mg, podendo ser usada somente por adultos.

As doses da quetiapina variam de acordo com cada caso e transtorno. Veja abaixo uma explicação mais profunda:

  • Esquizofrenia: a dose é iniciada com 50 mg no 1º dia de tratamento, 100 mg no 2º, 200 mg no 3º dia e 300 mg no 4º dia. A dose total diária deve ser dividida em 2 doses. Após o 4º dia de tratamento o médico poderá ajustar a dosagem para 300, 350, 400 ou 450 mg por dia. Levando em consideração a resposta do paciente ao tratamento, o médico pode ajustar a dosagem entre 150 a 750 mg por dia.
  • Episódios de mania moderados a graves no transtorno bipolar: a dose inicial é de 100 mg, podendo atingir até 400 mg no quarto dia. A dosagem pode ser atingida até 800 mg por dia. Também deve ser dividida e tomada em 2 doses no decorrer do dia.
  • Episódios depressivos associados ao transtorno afeito bipolar: a dose começa com 50 mg no primeiro dia, chegando até em 300 mg no quarto dia. A dosagem diária recomendada é de 300 mg.

A quetiapina deve ser ingerida no horário estipulado pelo médico, sendo o mais comum antes ou depois da refeição. Caso esqueça de tomar no horário certo, jamais dobrar a dose para compensar a dosagem esquecida.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns no tratamento com a quetiapina são:

  • Dor de estômago;
  • Cansaço excessivo;
  • Palpitação cardíaca;
  • Nariz entupido;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Vômitos;
  • Boca seca;
  • Dificuldade para falar ou se movimentar
  • Aumento de peso.

Caso a pessoa apresente alguns dos sintomas mencionados a seguir, busque ajuda médica imediatamente. Os problemas mais comuns que podem acontecer são: agitação, irritação, agressividade, ataques de pânico, ansiedade, alterações no humor ou comportamento, depressão ou pensamentos sobre suicídio.

Quem não deve usar

Esse remédio não pode ser utilizado por pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes do medicamento. Além disso, não pode ser usado com medicamentos inibidores do citocromo P450 3A4, como antifúngicos do tipo azol, claritromicina, eritromicina, nefazodona e inibidores das proteases do HIV.

A quetiapina não pode ser usada por pessoas com problemas no coração ou no fígado, glaucoma, catarata, retenção urinária ou por mulheres grávidas ou em amamentação.

A quetiapina também não pode ser usada por crianças menores de 13 anos com esquizofrenia e por criança menores a 10 anos com transtorno bipolar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Verified by MonsterInsights